05/05/2013

Controle de potência para motores de 12V e 24V

Esses dias ganhei um motor 12V de uma cadeira de rodas elétrica quebrada. Ai as fotos:
Então resolvi testar um controle PWM que tinha construído há tempos, mas como não tinha como testar deixei de lado. Esse controle de potência que construí suporta um motor de 350W com uma tenção de 8V a 24V e uma corrente de pico máxima de 70A.
Pretendo usar esse motor para motorizar minha bicicleta. Fazer algo parecido com essa foto abaixo.


Já fiz a chapa que vai no quadro na bike e a peça abaixo que vai transmitir o torque do motor para o pinhão da bike. Ainda falta comprar as baterias de gel, mas quando eu terminar de montar, eu posto umas fotos dela para vocês.

O controle é feito pelo potenciômetro mostrado na foto.

Um vídeo mostrando o projeto em funcionamento.

Para mais detalhes do projeto me mandem um email.
Faça um comentário.
Obrigado!

11 comentários:

  1. muito bom o projeto passa pra gente o diagrama do pwm,grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mande um email, se ainda estiver interessado.
      felipebrasil93@gmail.com

      Excluir
  2. como faco uma placa mais ou mesmos como atua igual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mande um email, se ainda estiver interessado.
      felipebrasil93@gmail.com

      Excluir
  3. Estou montando um projeto bem parecido com este, tbm pensei em utilizar um PWM pro controle, mas pensei em aproveitar o circuito (ou parte dele) de algum equipamento (como uma furadeira). Como já faz um tempinho que não mexo com eletrônica, não estou certo se é possível. O que vc acha?
    Parabéns pelo projeto, ficou muito bom.
    Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que voce deve continuar com toda potencia, Anonimo

      Excluir
    2. Eu acho que voce deve continuar com toda potencia, Anonimo

      Excluir
  4. Ola Amigo, gostei do seu sistema, parabéns, muito show de bola,
    Teria como me mandar por email o projeto eletrônico,
    moisespcosta@yahoo.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ola,mas me responda a coisa este motor tem força para arrancar a bicicleta? Ou vc arranca com o pedal e depois liga ?

    ResponderExcluir